terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança


   Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia especial em que devemos pensar nas crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
   Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
      Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
   Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
   Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
   Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
   Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
   Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

   Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
   Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
   Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
   Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
(...)

"A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos."

Neste dia devemos lembrar-nos dos nossos amigos e do que significam para nós. Vê este vídeo e pensa bem se vale a pena ter amigos ou não.

video



Testes intermédios do 2º ano

Depois das provas de aferição (PAEB 2012) para os alunos do 4º ano vão realizar-se nos próximos dias 31 de maio e 5 de junho os testes Intermédios de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 2.º ano de escolaridade.

Testes Intermédios 2012

"Os testes intermédios, realizados pela primeira vez no ano letivo de 2005/2006, são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE e têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa." (página do GAVE na internet)

Aqui fica um link para mais informação aos pais e encarregados de educação:
testes intermédios - GAVE





quinta-feira, 10 de maio de 2012

Provas de aferição 2012

Realizam-se nos dias 09 e 11 de maio as provas de aferição do ensino básico (PAEB 2012) para todos os alunos do 4º ano. Depois de algumas semanas de muitos exercícios, muitos textos, muitas contas, muito trabalho estamos preparados para as provas. Disseram-nos que deve ser o último ano que vai haver provas de aferição nestes moldes e que, a partir do próximo ano, vão ser substituídas por um exame que conta para a nota final do 4º ano.
Já fizemos ontem a de Língua Portuguesa com a história da Gotinha de água e com um texto do Museu da Ciência. Para alguns foi fácil, para outros assim, assim, para outros (poucos) que não estudaram ou estão com pouca atenção foi difícil.
Amanhã temos a de Matemática. Boa sorte a todos e muita atenção.
Saber mais aqui ->

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia da Mãe - 06 de maio


O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio.
Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos.

Visita de estudo a Aveiro...

Na próxima quinta-feira vamos realizar a visita de estudo a Aveiro. É uma atividade de todas as escolas do ensino Básico do nosso agrupamento e consta de uma passeio em lancha pela ria de Aveiro, conhecer os barcos moliceiros e os ovos moles, o Museu do mar em Ílhavo e o Barco museu Santo André (um antigo bacalhoeiro ancorado no ruo e transformado em museu).
Vai ser muito divertido e vamos conhecer terras novas, novos costumes e tradições desta região .
Depois daremos mais notícias e colocaremos fotografias.
Boa viagem.

Museu do mar em Ílhavo
 Mais informações:
http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/

Navio Museu Santo André

Barcos moliceiros na ria de Aveiro