sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os testes intermédios do 2º ano estão a chegar...

Depois das provas de final do 1º ciclo dos alunos do 4º ano a Português e Matemática chegou, finalmente, a altura dos alunos do 2º ano fazeres as suas fichas dos testes intermédios de Português e Matemática.
No próximo dia 28 de maio (terça-feira) pelas 10.00 h começa a ficha de Porrtuguês e, na sexta-feira, dia 31 de maio, é a vez da ficha de Matemática. Temos treinado bastante mas, uns mais preparados que outros, vamos dar o nosso melhor e fazer as fichas com muita atenção, ler bem as perguntas, perceber o que se pede e responder o mais corretamente possível. Não devemos ter pressa porque, muitas vezes, a pressa só nos leva a errar coisas simples que sabemos mas, por distração, por ler mal e julgar que é fácil, erramos escusadamente.
 
" Os testes intermédios, realizados pela primeira vez no ano letivo de 2005/2006, são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE e têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa." in GAVE 2013
 
Para mais informações clicar aqui:
testes intermédios do 2º ano

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Trabalhos criativos na nossa escola...









Desde o início do terceiro período já realizámos alguns trabalhos de Expressão Plástica que ficaram muito bonitos. O primeiro foi sobre a chegada da Primavera e juntaram-se os meninos e meninas do Jardim de Infância para acabarmos as nossas telas de pintura. Usámos tintas acrílicas, pincéis e as nossas mãos para decorar as telas com motivos relacionados com as várias estações do ano. Cada turma ficou responsável pela sua tela e, no final, foi só juntar tudo e está pronto e muito bonito e colorido. Vai ficar muito bonito numa parede da noss escola. Adorámos pintar e, sobretudo, tocar nas tintas e nas telas com as mãos. Nunca tinhamos experimentado e foi muito divertido juntar cores e fazer as folhas das árvores com os dedos decorando, passo a passo, o nosso trabalho.

Para o Dia da Mãe fizemos um trabalho muito bonito que vai ficar um "espetáculo" no quarto, no wc ou na sala de casa. Com materiais tão diferentes, que nem pensávamos ser possível usar na Expressão Plástica, fizemos uns presentes lindíssimos que oferecemos às nossas mães. Foi só juntar montinhos de sal fino de mesa numa folha de papel, arrastar giz colorido até o sal mudar de cor, colocar um funil de papel e deitar as cores em frasquinhos fazendo filinhas coloridas, colocar uma rolha de cortiça com um círculo de papel crepe, fazer um lacinho em ráfia e juntar um cartão do Dia da Mãe. Não podemos deixar de agradecer a quem nos ofereceu os frasquinhos para os trabalhos pois, sem eles, não os podíamos realizar. Foi muito divertido e interessante realizar esta prendinha muito fácil e bonita para "a melhor MÃE do mundo". Esperamos que todas tenham gostado dos nossos trabalhos.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Exames nacionais e provas finais de ciclo do ensino básico

Os alunos do 4º ano da nossa escola começam hoje as provas finais do 1º ciclo a Português e a Matemática na próxima sexta-feira. Deslocaram-se à escola sede do agrupamento para, com todos os outros alunos das outras escolas, realizarem a prova de Português. Eles trabalharam durante muitos dias para estarem preparados para as provas. Esperemos que tudo corra bem e que tenham boas notas. 
Estas provas, neste ano letivo, já contam para a nota final com 25% pelo que se revestem de muito importantes no seu percurso escolar.
Para mais informações consultar:
Informações sobre exames e provas finais de ciclo

domingo, 5 de maio de 2013

Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, maceira

Na passada sexta-feira. 03 de maio, a empresa SECIL esteve de parabéns pois comemorou 90 anos de vida. Tudo aconteceu graças ao senhor Henrique Sommer que foi um grande amigo das pessoas da Maceira. A ele se deve tudo o que a Maceira foi, é e será no futuro. Sem a existência da fábrica SECIL e de todas as estruturas à sua volta nada seria possível e as dificuldades dos maceirenses seriam maiores. Em boa altura se pretendeu homenagear esse grande Homem dando o seu nome como patrono do nosso agrupamento que, desde setembro 2012, já assim se chamava mas, só na passada sexta-feira, foi oficializado com uma cerimónia em que estiveram presentes as entidades oficial convidadas.
Nas comemorações associadas a este evento, foi lançado e apresentado pela primeira vez, com a importante colaboração da administração da SECIL, o livro "O mistério do coreto" escrito por alunos e professores do agrupamento nas escolas do 1º ciclo no ano letivo 2011-2012. Só agora foi possível concretizar e apresentar este nosso livro que tem nove escolas e muitos alunos e professores como autores. Não podemos deixar de agradecer a forma voluntária e empenhada da escritora Ana Cristina Luz que sempre se mostrou disponível e interessada na colaboração e visita às nossas escolas. Muito obrigado a todos os que, com o seu trabalho e colaboração, tornaram possível concretizar um nosso sonho.