quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Há muitos, muitos anos aconteceu ...




Nesta págima vamos apresentando personagens, histórias e trabalhos sobre o que aprendemos da História de Portugal desde os primeiros povos até à actualidade. Já sabemos quem foram os primeiros povos que habitaram a Península Ibérica, onde e como viviam e os povos invasores. Sabem quem foi Viriato e onde vivia? Nós já aprendemos que foi um grande chefe lusitano que combateu os romanos e só foi vencido quando foi traído por um companheiro. Vimos muitas fotografias e Powerpoints, visitámos sites na Internet sobre a nossa história e viajámos na Escola Virtual. Está a ser muito divertido. É sempre bom saber quem foram os nossos antepassados, grandes guerreiros e descobridores que fizeram a história gloriosa do nosso país.
O que foi a romanização? E a invasão do povo árabe? Já sabemos como foi o início da reconquista cristã com a formação dos primeiros reinos cristãos... e já sabemos o que foi o condado portucalense e onde nasceu Portugal...
Já conhecemos o nosso primeiro rei que foi D. Afonso Henriques e todas as batalhas até tornar o condado num reino independente em 1143 no Tratado de Zamora. Também conhecemos os seus sucessores até D.Afonso III que conquistou definitivamente o Algarve aos mouros. Tem sido muito divertido e interessante aprender coiss sobre os nossos reis e outras figuras importantes e valentes da nossa história.
Vamos esperar por mais acontecimentos e mais portugueses famosos.

Aqui ficam algumas sugestões para descobrires mais sobre a nossa história. É divertido. Entra!

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/cat_view/131-infantil.html
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/era-uma-vez-um-rei.html
http://estudodomeio.blogs.sapo.pt/
http://www.sitiodosmiudos.pt/historia/

Sem comentários:

Enviar um comentário