sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O dia a dia na escola...

Visita de "Os Malmequeres"


Hoje fomos visitados pelos "Os Malmequeres" para nos ensinarem a fazer e pintar um brinquedo em madeira, contaram a história "O Cuquedo" em sombras chinesas e, para terminar a manhã em cheio, jogámos muitos jogos que eles construíram.
O André, a Sónia, a Paula com as suas técnicas Sandra e Catarina vieram com a sua Ludoteca itinerante mostrar muitas das suas atividades e jogos em madeira que nos levam a pensar como crianças, jovens e alguns adultos deficientes conseguem fazer trabalhos tão bonitos e divertidos. Foi uma manhã muito alegre e divertida. Ah! Foi muito divertido jogar e aprender com os Malmequeres. Obrigado pela vossa visita.












"A terra treme..."

A Terra Treme é um exercício de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de um minuto, em que qualquer cidadão pode participar, ...e nós participamos na escola.

 A terra treme...
(queres saber mais... carrega aqui.)
No dia 6 de novembro, às 11h06, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
 Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
 O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.
 Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações que assinalam os 260 anos do sismo de 1755,  pretendendo envolver as diferentes comunidades na sua preparação para o risco sísmico.

" Dia do Bolinho"


Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Bolinho " ou "Pão por Deus". 
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de bolinhos, romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro! 
Na nossa escola fizemos um saco muito bonito para pedir o Bolinho.
Nesse dia os meninos do Jardim de Infância vieram à nossa escola comemorar o Dia do Bolinho (antecipado). Fizemos o jogo da "Caça ao tesouro" e "Caça aos doces" tentando descobrir as pistas e responder no mapa da nossa equipa a questões diversas:
Querem jogar?

Descobre o número seguinte: 3, 6, 9, 15, 24, 39, ____  
Descobre o animal intruso: galinha, perú, avestruz e canário. 
O que está no meio da "Roda dos alimentos" 
Dezasseis patas e cinco cabeças, quantos gatos e galinhas são? 
Tem cabeça e não pensa, tem dentes e não come, tem barba e não é homem?
 "O que está no meio do mar e no fim da terra?


Depois os piratas andaram no pátio à procura das mensagens nas garrafas, a montar puzzles, juntámo-nos em grupo para descobrir as respostas e depois descobrimos o vencedor. Finalmente fomos descobrir as guloseimas escondidas no pátio e lanche com bolinhos e leite escolar.
Foi uma manhã muito divertida. 
Afinal,  quem ganhou?

 O jogo da "caça ao tesouro"


 Os piratas a descobrir as garrafas das mensagens...






 Os piratas a resolver os problemas do mapa do tesouro...
 Está na hora do lanche...


Ó tia dá bolinho?




                                                       Dia Mundial da Alimentação  



No dia 16 de outubro comemorámos o Dia Mundial da alimentação com os meninos do Jardim de Infância. Foi uma manhã muito preenchida com a história "O rapaz que não gostava de sopa" e a canção "Era uma vez um rei..."
Depois fizemos um lanche saudável com sandes de fiambre e queijo, leitinho e espetadas de fruta. 
Para terminar fizemos 3 cartazes com carimbos com frutas e tintas coloridas. O mais divertido foi sujar as nossas mãos com as tintas para fazer a árvore de outono. Ficaram muito fixes.
Nesse dia tivemos ainda a visita da senhora vereadora da C.M.Leiria que nos veio fazer uma suspresa neste dia especial e entregou vários presentes relacionados com a alimentação.






                                   Obras das Metas Curriculares (3º e 4º anos)
A articulação da Biblioteca Escolar com as escolas de 1.º CEB, no âmbito das metas curriculares de Português, teve uma sessão no dia dia 14 de outubro. A professora bibliotecária Helena Silva esteve na nossa escola para duas sessões: uma com alunos do 3.º ano e outra com alunos do 4.º; Assim, no 3.º ano, os alunos "viajaram no tempo e no espaço" até Abjul, onde vive "O mercador de coisa nenhuma", de António Torrado e os alunos do 4.º ano desvendaram os "Mistérios", de Matilde Rosa Araújo.







                                                       Escritores da nossa terra
A visita da escritora e ilustradora Nídia Nair à nossa escola teve lugar no dia 15 de outubro. Apresentou a sua obra "Vendedor de Sapatos", uma obra bilingue (em duas línguas) que nasceu das suas memórias e vivências de infância abordando vários temas como a vida de um vendedor de sapatos e da sua família e também o da reciclagem.

Os alunos estiveram muito atentos e interagiram com a escritora intervindo e questionando quando necessário.






Sem comentários:

Enviar um comentário