Aqui ficam algumas fotografias e a nossa vista do Mosteiro e do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.
" Visita à Batalha..."
No dia 13 de fevereiro fomos visitar o Mosteiro da Batalha com todos os alunos do 4º ano do nosso agrupamento. No nosso autocarro foram as escolas de Cavalinhos, Pocariça e A-dos-Pretos. Primeiro fomos ao Mosteiro da Batalha (Convento de Santa Maria da Vitória) e começámos por observar a estátua de Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável e falar sobre a sua importância na batalha ocorrida em 15 de agosto de 1385. Seguimos para a porta principal onde observámos os pormenores da entrada em estilo gótico. Seguimos para a Capela do Fundador onde estava uma exposição temporária dos painéis de S.Vicente de Fora e vimos o túmulo de D. João I e da sua esposa D. Filipa de Lencastre bem como dos filhos (Ínclita Geração, como lhes chamou Camões) e outros familiares. Passámos à visita da igreja com os seus bonitos vitrais e percorremos todas as suas naves e observámos as magníficas abóbodas e o cruzeiro mesmo no centro. Passámos de seguida para o interior do Claustro de D. João I onde vimos os jardins e os arcos laterais de estilo Manuelino. Entrámos na Sala do Capítulo com o monumento ao Soldado Desconhecido. Aí tivemos a sorte e o privilégio de assistir ao vivo ao render da guarda pelos soldados em serviço. Foi espetacular!
Seguindo a nossa visita passámos pela fonte ou lavatório dos frades antes da ida para o refeitório. Vimos também o dormitório e o refeitório (agora transformado em museu Da Liga dos Combatentes com as Oferendas ao Soldado Desconhecido) e terminámos na cozinha. Prosseguimos a visita passando pelo Claustro de D. Afonso V saindo do Mosteiro pela porta traseira em direção às Capelas Imperfeitas. Aí observámos a parte inacabada do Mosteiro por sinal muito bonita embora inundada pela chuva dos últimos dias.
De seguida fomos lanchar no pavilhão dos Bombeiros da Batalha pois chovia muito naquela altura. Seguimos de autocarro até ao CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota) onde almoçámos numa sala cedida para o efeito. Como ainda era cedo e o tempo melhorou, aproveitámos para conhecer todos os lugares no exterior (capela, locais da batalha, as covas do lobo, o monumento a D. Nuno Álvares Pereira, o parque de merendas com as diversões medievais e aproveitámos para espreitar nos binóculos temáticos existentes no exterior. Foi curioso ver aquelas imagens das tropas portuguesas e castelhanas antes da visita guiada.
Pelas 14 horas fomos separados em grupos mais pequenos e acompanhados pela guia fomos ver um bonito filme num grande "livro" desenterrado no "campo de batalha". Foi muito bonito e interessante apesar de um susto no meio com o rebentar da "bomba"... Depois do filme, passámos a uma sala anexa onde recebemos informações da guia sobre os motivos da batalha, as escavações no local e os vestígios encontrados. Brincámos, sem nos magoarmos, como algumas armas medievais e vimos muitas fotografias e restos de achados da batalha (armas, ossos, ...). Finalmente passámos para o exterior e observámos e ouvimos as explicações dos diferentes lugares, posições das tropas em combate e outros pormenores importantes.
A visita chegou ao fim e lanchámos nos jardins do CIBA regressando à nossa escola depois de uma visita de estudo muito bonita e agradável (apesar da chuva intensa da manhã).
Para mais informações clica aqui....
;
Sem comentários:
Enviar um comentário