quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana das ciências - tarde das experiências...

Com o início da primavera e, inserida na Semana das ciências, tivemos hoje um tarde diferente. Numa atividade em articulação do JI e da EB de Cavalinhos convidámos o pai de um aluno, o Sr. Luís Meneses, geólogo de profissão que trabalha numa empresa da região destinada à exploração, fabrico e comercialização de telhas em barro. Apresentou uma sessão sobre o que é o barro, onde existe, como se forma e explora, os diversos tipos de barro, as máquinas que retiram o barro da terra, a transformação do barro até ao produto final (telhas). Ouvimos as explicações com muita atenção e vimos umas caixinhas com diferentes tipos de barro, telhas nas diferentes fases de fabrico (de muitas cores), vimos fósseis e barro no seu estado natural pronto para trabalhar.
Depois, no pátio da escola, fomos dispostos em mesas com aventais e bibes para não sujar a roupa e começámos a tocar naquela massa castanha avermelhada, mole, fofa e ... mãos à obra! Apertámos, calcámos, amassámos
e fizemos bolas, rolinhos, cubos e foram aparecendo as primeiras casinhas, frutos, bonecos e... muitas coisas inventámos. Agora ficam a secar e depois as mais bonitas vão ser terminadas e tratadas na empresa Margon.

Desde já um agradecimento especial ao Sr. Luís e à empresa Margon pela sua disponibilidade e pelos sacos de barro para as nossas experiências.
Iremos colocar aqui algumas fotografias dos nossos trabalhos e da atividade realizada.
Quem desejar saber mais sobre o barro pode consultar:

Sem comentários:

Enviar um comentário