sábado, 16 de junho de 2012

Bombeiros na escola...

Tarde de quarta-feira, dia 13 de Junho, 14.00h

Há muita agitação no pátio da escola Básica de Cavalinhos! Com luzes ligadas e sirenes a tocar é grande a euforia e o movimento de bombeiros, alunos, professores e auxiliares.
Os bombeiros socorrem o Ruben que sofreu uma queda no recreio e ficou com dores na coluna sem se poder movimentar. Foi imobilizado numa maca com um colchão insuflável e prestados os primeiros socorros. Entrou a ambulância que o iria transportar ao hospital o que originou a preocupação de quem passava na estrada. Com este movimento fora do normal começam a juntar-se vizinhos e alguns familiares curiosos do que estaria a acontecer de tão grave na escola. O que teria acontecido? Quem se teria magoado tão gravemente que originou a ida de uma ambulância e de uma viatura ligeira de combate a incêndios à escola?
Nada de grave se passou… foi apenas a ida dos Bombeiros Voluntários da Maceira à nossa escola para uma atividade de divulgação e de contato direto com os nossos alunos. Assistiram a várias simulações de primeiros socorros a prestar em caso de acidentes na estrada, na escola, inalação de fumos, estanque de hemorragias, imobilização de braços e tronco para transporte em ambulância, ensinaram a medir a tensão, o ritmo cardíaco, o nível de açúcar no sangue em diabéticos, etc.
Passou-se de seguida a uma visita guiada ao interior das viaturas onde se vestiram de verdadeiros bombeiros, tocaram as sirenes e ligaram as luzes de imergência, observaram como se prepara e o que veste um bombeiro para apagar um incêndio e observaram todos os instrumentos das viaturas que motivou tanto os alunos como os bombeiros que se mostraram muito contentes em divulgar a sua missão em prol dos outros.
 Na parte final da visita bombeiros e alunos plantaram pequenos pinheiros em vasos que serão transplantados na chegada da primavera novamente com a presença prometida dos bombeiros. Até lá vão crescendo sempre vigiados e tratados pelos nossos alunos.
Foi uma tarde alegre, bem passada e, por sinal, muito interessante e motivadora. Agradecemos aos Bombeiros Voluntários da Maceira a atividade na nossa escola e aguardamos pela sua para visita lá mais para a primavera …
Como os alunos não vão aos Bombeiros, vieram os Bombeiros à escola.



Sem comentários:

Enviar um comentário