sexta-feira, 21 de abril de 2017

... da Páscoa ao fim de ano... como o tempo passou depressa!



"Escrita criativa das Metas Curriculares de Português"


A gala de poesia Pequenos Grandes Poetas, terá lugar no dia 21 de abril, pelas 20h30, no polivalente da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer com exposição dos trabalhos dos alunos, sessões de leitura de poesia e entrega de prémios aos alunos vencedores do 3º e 4º anos.
Foi o final dos trabalhos realizados no âmbito das Metas Curriculares do 1º ciclo onde foram trabalhados com os alunos do 3.º e 4.º anos alguns poemas dos livros do   3.º ano, "A cor das vogais", de Vergílio Alberto e do 4.º ano, "Mistérios", de Matilde Rosa Araújo. Os alunos foram desafiados a participar num concurso de escrita criativa: os alunos do 3.º ano, elaboraram um poema, subordinado ao tema: a cor das minhas consoantes preferidas; os alunos do 4.º ano fizeram um poema semelhante ao dos Mistérios.

Parabéns aos nossos vencedores: Lara Félix e Luísa Alexandre do 3º ano e Eduardo Mareues e Lara Rodrigues do 4º ano.









Provas de aferição do 2º ano


Nos dias 3 e 9 de maio decorreram na nossa escola as Provas de aferição do 2º ano de Expressão Físco-Motora e Expressões Artísticas respetivamente. Depois de alguns dias em treinos de provas semelhantes chegou o grande dia. Apesar de algum nervosismo e ansiedade no início as provas decorreram globalmente bem. Agora é só esperar pelas próximas  em junho.

Projeto "Curte iogurte"


No dia 09 de maio tivemos a visita de uma nutricionista do projeto "Curte iogurte" que nos veio falar dos benefícios do iogurte na nossa alimentação. Ficámos a saber de que é feito um iogurte,  como é feito e do seu valor e importância no lanche escolar.
Depois jogámos o jogo da memória "Curte iogurte" que foi muito divertido.




Obras das metas curriculares pela BECRE (1º ano)

No dia 10 de maio a professora Helena Silva visitou a turma do 1º ano para explorar uma das obras das metas curriculares do 1º ano.

(em atualização)


Visita de estudo ao Planetário Calouste Gulbenkian e Museu da Marinha

No dia 17 de maio, numa organização do Departamento do 1º ciclo, teve lugar a visita de estudo anual de todas as escolas do agrupamento. Este ano fomos visitar o Planetário Calouste Gulbenkian e o Museu da Marinha em Lisboa.
Assistimos à sessão "Brincar com as estrelas" no Planetário sobre o sistema solar que foi muito interessante e e vimos uma exposição da Playmobil numa aventura desde a formação do planeta Terra até ao futuro da exploração espacial.

  

Depois do almoço, em grupos, visitámos o Museu da Marinha que fica num dos topos do Mosteiro dos Jerónimos. Vimos estátuas de navegadores portugueses, muitos mapas, armas, fardas de marinheiros, muitasssss miniaturas de barcos desde os da pesca nos rios e na costa portuguesa até aos maiores de guerra e até submarinos. Foi muito divertido e interessante conhecer objetos e diferentes navios como as réplicas das naus dos Descobrimentos Portugueses. No final da visita fomos ver o pavilhão das Galeotas e ficámos admirados com aqueles barcos reais bem conservados, enormes, muito altos e bonitos. Vimos também o avião do Gago Coutinho e do Sacadura Cabral que fez a viagem de Lisboa ao Brasil num hidroavião e até o barco de vela participante nos Jogos Olímpicos.
Depois do lanche e dum geladinho ...  regressámos à escola.





  












(em atualização permanente)


Sem comentários:

Enviar um comentário