domingo, 8 de abril de 2018

...da Páscoa ao final do ano...


Estamos de regresso após uns merecidos dias de descanso e de muitas amêndoas e chocolates de Páscoa.
Já falta pouco para o ano letivo terminar. E, até perece, que começou ontem!
Vamos continuar a trabalhar, estudar muito, respeitar os mais velhos, não brincar nem estar distraídos nas aulas, aproveitar as visitas de estudo e, assim, até o tempo passa mais depressa.
Bom regresso à escola.


Janela de Euclides



A primeira sessão do programa "Janela de Euclides" da BECRE teve lugar no dia 24 de abril com a turma de 2º ano. A "Janela de Euclides" voltou a abrir-se este ano! Foram feitas atividades de matemática e de leitura de histórias relacionadas com o tema em estudo pelas professoras Doroteia; Diana Oliveira e Helena Silva. A próxima sessão terá lugar no dia 15 de maio.
                                O Prazer de aprender, brincando!














Assembleia dos Pequenos Deputados

Decorreu no Teatro Miguel Franco em Leiria na sexta-feira dia 27 de abril, a "Assembleia dos Pequenos Deputados" subordinada ao tema "2018 - Ano Europeu do Património", dando voz aos mais pequenos para expressarem as suas ideias e opiniões, as suas convicções e projetos de acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Criança. O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, maceira-leiria foi um dos participantes com os deputados eleitos pela nossa escola: Vera Vicente, Guilherme Sousa, Lara Félix, Luísa Alexandre e Tomé Bernardino. Foi uma honra para nós e um privilégio por termos sido os escolhidos para representar o nosso Círculo Escolar (Eleitoral) por um dia.
Assim, no período antes da Ordem do Dia, apresentámos e justificámos a atribuição de 2 louvores pela deputada Vera Vicente: aos Bombeiros Portugueses pela sua luta sem tréguas e descanso nos fogos de Julho e Outubro de 2017 e ao Sr. arquiteto Jorge Francisco como reconhecimento da sua obra em defesa da arte e do património local bem como do papel importantíssimo na criação da Casa da Cultura de Maceira. Os votos de louvor foram aprovados por unanimidade pela assembleia.
No período da Ordem do Dia divulgámos a "Casa da Cultura de Maceira- um lugar para preparar o futuro” com a intervenção das deputadas Lara Félix e Luísa Alexandre, com uma breve apresentação da freguesia de Maceira, da sua história e da importância de Henrique Sommer e António Champalimaud, até à recente criação desta instituição em defesa das artes, do património local bem como da criação de oportunidades aos artistas e ao público em geral. A proposta foi aprovada por maioria pela assembleia.
Os nossos deputados defenderam e representaram o nosso agrupamento com muita determinação, alegria e empenho assumindo o papel de deputados municipais por um dia.












O fotógrafo veio à escola



E, mais uma vez, o fotógrafo veio à nossa escola. Já é um hábito receber o alegre e divertido Renato com a sua voz excêntrica, as suas piadas e os seus divertidos momentos ao fotografar os alunos.
Ano, após ano, tornou-se uma tradição elaborar um pack ou um mini-book com as nossas fotografias tiradas no nosso jardim por um bom profissional como o Renato.


Inauguração da exposição final coletiva do projeto 
"Pintalgar nas escolas"


A galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, foi palco, no sábado, dia 5 de maio, pelas 16:30, da inauguração da exposição final coletiva dos trabalhos do projecto “Pintalgar nas Escolas”, no âmbito da Educação para a Arte do Projeto Educativo Municipal, com a participação da artista plástica Irene Gomes.
Na presente edição, este projeto contou com a participação dos alunos do 3º e 4.º anos da EB Cavalinhos (Agrupamento de Escolas Henrique Sommer), EB Bajouca (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel), Escola Branca (Agrupamento de Escolas D.Dinis) e EB Agodim (Agrupamento de Escolas de Colmeias).
Tendo como base de trabalho quatro quadros de Irene Gomes: “Eu Estou a Gritar”, “Pirilampos”, “Piquenique” e “Menina e Músico”, este projeto dá oportunidade aos alunos de contactarem com uma artista profissional e com as suas técnicas de trabalho, bem como de perceberem como se realiza o processo criativo da pintura.
“Esta ação pretende despertar nas crianças a sensibilidade artística e o gosto pelo processo criativo, através da realização de atividades experimentais na área da pintura em contexto escolar, coordenadas por uma artista plástica de reconhecido mérito em articulação com a professora da turma”, refere a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça.
“Reconhecer que pintar é um processo mental, uma linguagem intimamente relacionada com as fases do desenvolvimento estético de cada um”, acrescenta.
Esta exposição pode ser visitada gratuitamente, até ao dia 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 20:00 e ao sábado das 14:00 às 20:00.
(adaptado do site da CMLeiria)














Dia da Mãe - 06 de maio

  

Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio.
A ideia de dedicar um dia às mães nasceu nos Estados Unidos, mas é transversal a todas as culturas, religiões e países do mundo.
Na escola fizemos um lindo presente para dar à "minha mãe" no domingo. Ficou muito bonito depois de umas horas de trabalho sempre com a ajuda dos nossos professores e da nossa amiga Cremilde.
De certeza que as nossas mães vão adorar o nosso presente especial.








Provas de aferição do 2º ano



Já começaram as Provas de aferição para os alunos do 2º ano. Hoje, segunda-feira, dia 07 de maio foi a de Expressão Físico-motora e, na próxima quarta-feira, 09 de maio, será a de expressões Artísticas.
Tudo está a decorrer bem tirando algum nervosismo no início. Vamos esperar pela próxima prova... 
Para mais informações consultar aqui.



Dia da Espiga 2018

Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio pelo campo, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:

  • Espiga – pão
  • Malmequer – fortuna
  • Papoila - amor
  • Oliveira - paz
  • Alecrim - saúde
  • Videira - alegria




Roteiro dos pequenos condutores

No dia 15 de maio, a turma CA1 de 1º e 2º anos foram à escola de condução da Ortigosa e ao Eco-museu D. Julinha no âmbito do projeto "Roteiro dos pequenos condutores" da C.M. de Leiria. Numa manha foram peões, ciclistas e condutores de automóveis, aprenderam a respeitar os sinais e as regras de trânsito, aprenderam o significado dos semáforos e relembraram como se anda na estrada e nos passeios. Foram pequenos condutores por um dia. Foram também ver o espólio do museu da D. Julinha com animais, alfaias agrícolas numa antiga quinta rural transformada em eco-museu.















Visita à futura escola dos graúdos na Maceira

No dia 16 de maio, a turma CA2 de 3º e 4º anos, foi visitar a escola dos graúdos na Maceira. Muitos dos alunos irão no futuro para esta escola e, nada melhor, do que começar a conhecer a escola, os professores, as aulas, usar o cartão de aluno e saber como funciona e almoçar no refeitório escolar. Começámos por receber o nosso cartão de aluno, fizemos o registo da entrada, verificámos como funciona o cartão e depois fomos para uma aula de EVT. Ouvimos uma história sobre a Vila histórica de Óbidos e o festival do chocolate, vimos as ilustrações do livro realizadas pela professora Sandra e fizemos umas ilustrações muito giras sobre a história.
Depois do lanche fomos para o laboratório de ciências onde vários professores nos deixaram experimentar sensações e curiosidades com imans, tintas, ar, luz, ... fizemos um vulcão, magia com cores, metemos um ovo cozido dentro dum frasco, subimos para cima de uma jangada de balões, sentámo-nos numa cadeira de pregos, entrámos no autocarro dos espelhos, brincámos com água e farinha, ... Foi uma aula muito divertida e curiosa. De salientar que fomos ajudados por pequenos cientistas que estavam em aula nessa altura e que nos ensinaram como realizar algumas experiências. Obrigado professores por nos terem deixado descobrir coisas novas e consolidar outras já aprendidas e experimentadas na nossa escola.
Por fim, fomos todos almoçar no refeitório escolar e regressámos à nossa escola.




















                          E as aulas de Programação continuam...



E, nas aulas de Programação, estamos a utilizar o Scratch para fazer pequenas e simples programações e testá-las para ver se funcionam na perfeição. Há sempre alguma dificuldade inicial mas tudo está a sair muito bem.
Também tivemos a surpresa de programar pequenos robots e fazê-los andar sozinhos por percursos, ruas de cidades, ... Foi muito divertido brincar e aprender a programar os movimentos e ações destes robots pequeninos.  Foi divertido programar a Bee-bot, a Blue-bot, o Doc falante e o Cubetto robot e vê.los andar sozinhos sobre os itinerários das mesas. Só falta experimentar, o já prometido, voo dos dronnes. Vamos aguardar ansiosamente.
 




  


  









Exploração das obras das Metas Curriculares (1º ano)

A articulação da Biblioteca Escolar com as escolas de 1.º CEB, no âmbito das metas curriculares de Português, está a chegar ao fim. Só faltava o grupo de 1º ano com a exploração da obra "A Flor vai ver o mar", de Alves Redol.
No início, os alunos participaram no jogo “Adivinha quem participa na história” e, de seguida, inventaram uma história, partindo dos elementos apresentados: a flor, o sol, o rio, o pau, o cão, a rã e o boi...
Todos os alunos foram bastante participativos e revelaram muita criatividade nesta atividade. Finalmente chegou a história "verdadeira", tendo participado também na narrativa com muito entusiasmo.
No mundo das histórias tudo é possível e a imaginação não tem limites!











Demonstração de judo pelo Lis Tiger Club



No dia 29 de maio, durante toda a manhã, tivemos a visita de 2 técnicas do "Lis Tiger Club" que nos vieram ensinar algumas técnicas de judo, algumas palavras em japonês relacionadas com este desporto, maneiras de saudar o adversário, cair sem se magoar, deitar e imobilizar o adversário, ... Depois fizemos algumas atividades desta arte marcial e no final recebemos uma medalha de participação.




Relíquias do passado encantam miúdos na EB1 de Cavalinhos 




"Tentaram colocar um disco de vinil (45 rotações) dentro de um leitor de CD. Deram voltas à disquete ZIP, certos de que tinha uma entrada para uma pen ou continha um CD. Apontaram o minigravador como sendo um comando e soltaram gargalhadas quando reproduziu o que tinham acabado de dizer.
Encantaram-se ainda com a harmónica, uma caixinha de música a que tiveram de “dar corda”, a polaroide e a bússola.
Tudo aconteceu na escola do 1º ciclo de Cavalinhos, do Agrupamento de Escolas Henrique Sommes, freguesia de Maceira. Na semana em que Leiria regressou ao passado para recuperar memórias e tradições com cem anos, o REGIÃO DE LEIRIA desafiou alunos, com idades entre os 6 e os 10 anos, a recuar apenas 20 anos e a (re)descobrir objetos que fizeram parte do quotidiano dos pais."
Edição do REGIÃO DE LEIRIA de 01-06-2018 (reportagem completa na versão impressa)
Martine Rainho  (Jornalista) e Joaquim Dâmaso (Fotojornalista)                       

"Dia Mundial da Criança"



O nosso "Dia Mundial da Criança" foi diferente. Logo pela manhã, fomos para um lugar especial bem pertinho da nossa escola. Era dia de piquenique e de muita diversão e alegria. A chuva e o frio ainda nos visitaram mas não impediram que as corridas, os jogos e a brincadeira fizesse deste dia um dia diferente do habitual. Fizemos um "Peddy Paper" pela floresta, fomos aventureiros e descobridores, resolvemos enigmas, adivinhas e todos chegaram ao fim. Os Pestinhas, os Pintarolas, os Cowboys, os Fresquinhos, os Piratas, os Super Heróis, ..., todos se esforçaram (uns mais que outros) para concluir as tarefas e, no final, ganharam TODOS.







“O rio Lis à lupa e os seus cinco sentidos”

No dia 4 de junho, os alunos do 4º ano das escolas de Cavalinhos, A-dos-Pretos e Costa participaram na descoberta do rio Lis, integradada no programa "Roteiro do Ambiente".

A atividade “O rio Lis à lupa e os seus cinco sentidos”, dinamizada pelo Centro Interpretação Ambiental de Leiria, teve como principais objetivos a sensibilização para a proteção da água e dos recursos hídricos da nossa região e promover o conhecimento da fauna e flora do ecossistema ribeirinho. Foi muito interessante descobrir quais os animais e plantas existentes no leito e nas margens do rio, observar e identificar alguns macroinvertebrados recolhidos no rio, descobrir faias, sobreiros, plátanos e amieiros, plantas medicinais, ...

Foi uma manhã muito interessante e até a chuva e o frio quiseram participar.
















Visita à escola dos mais crescidos.

No dia 06 de junho, durante a manhã, recebemos os meninos e meninas de 5 anos, finalistas do JI de Cavalinhos e que, no próximo ano letivo, vão ser nossos colegas na escola.
Contámos uma história em fantoches que nós fizemos escondidos atrás do biombo e tivemos até um narrador. Os meninos estiveram com muita atenção ao teatro e, depois deste, fizemos todos juntos a montagem da cena em que os animais tentaram chegar à lua para provar o seu sabor. Já estão a ver que a história era "A que sabe a lua?"
Ajudámos a pintar as imagens das personagens, recortámos e colámos no cenário que ficou muito bonito. Depois ainda descobrimos como são os animais vistos por cima, por baixo e de lado e relacionámos as mesmas imagens de animais diferentes.
Gostámos muito de os receber e estamos à vossa espera em setembro. Até breve!








Os bombeiros vieram à nossa escola...


No dia 07 de junho tivemos a visita dos Bombeiros Voluntários da Maceira que nos vieram explicar como devemos fazer uma fogueira sem perigo na mata, como prevenir e combater incêndios na floresta, quais os cuidados preventivos a ter para preservar "o nosso pulmão verde". Foi pena o tempo não ajudar para fazermos outras atividades programadas no exterior. Fica para a próxima oportunidade.








Projeto LER +

No dia 06 de junho decorreu na biblioteca escolar da Maceira a entrega dos prémios do projeto LER+ em que a nossa amiga Luísa foi uma das contempladas. A senhora vereadora da educação da CMLeiria, Drª. Anabela Graça, entregou uma recordação a todos os premiados do 1º, 2º e 3º CEB.
Estão todos de parabéns e, esperamos, que este incentivo seja o primeiro passo para serem bons e melhores leitores no futuro.







"O melhor leitor"


No dia 21 de junho tivemos a visita do Sr. diretor do agrupamento para entregar os prémios aos melhores leitores da nossa escola. Parabéns à Bruna do 1º ano, ao Ivan do 2º ano, ao Guilherme do 3º ano e à Luísa do 4º ano. Foram estes alunos que se esforçaram mais para conseguirem ser os melhores de entre os melhores. Vamos continuar a ler porque LER é mágico!  LER é viajar sem sair do lugar!  Ler é maravilhoso!  LER é dar asas à imaginação! LER é exercitar a mente!  LER é bom demais!












Gala da poesia dos pequenos poetas (1º e 2º anos)

No dia 20 de junho teve lugar no Polivalente da Escola sede do agrupamento a Gala da poesia dos pequenos poetas do 1º e 2º anos. Os mais pequeninos da nossa escola foram mostrar as suas façanhas de leitores e portaram-se muito bem. Foi um momento muito interessante pois, embora sejam pequenos em idade, são grandes em saberes.
Parabéns a todos os meninos e meninas da nossa escola e também aos das outras escolas.








Visita de estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã


No dia 22 de junho, último dia de aulas, fomos visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã em Miranda do Corvo. Foi uma viagem maravilhosa onde a natureza e os animais convivem de uma forma harmoniosa e sustentada. Vimos animais domésticos (bois, burros, cavalos, galinhas, patos, porquinhos da Índia, coelhos, cabras, ovelhas, porcos, ...) e animais selvagens (ursos, lontras, veados, gamos, bambis, cabras, linces, raposas, lobos, mochos, cobras, lagartos, texugos, sacarabos, ... e até um moinho que rodava. Vimos muitas espécies da flora da Serra da Lousã que nos foi explicado pelos nossos guias.
Depois do almoço ... um gelado fresquinho e o regresso à escola.
Foi uma viagem muito divertida.




































 




E o ano letivo chegou ao fim...





Informam-se todos os Encarregados de Educação dos alunos da EB de Cavalinhos que a entrega dos boletins de avaliação trimestral referentes ao 3º período e renovação de matrícula, agendada para o dia 03 de julho entre as 9.30 h e as 12.30h, foi cancelada devido à não realização da reunião de departamento de avaliação por motivo de greve dos professores.
Será agendada nova data de entrega das avaliações e renovação de matrícula e comunicada a todos os encarregados de educação.



Vamos entrar de Férias. Até Setembro.






(em atualização permanente)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário