domingo, 28 de abril de 2019

e começa o 3º período...



Estamos de regresso para enfrentarmos o 3º e último período escolar. É o mais curto de todos pelo que, num abrir e fechar de olhos, estamos no fim do ano! Começámos logo com a vinda do fotógrafo à nossa escola. Mais um ano recebemos o amigo Renato, um fotógrafo brasileiro muito simpático e divertido.




Aula de judo na escola

No dia 24 de abril tivemos a visita de 2 técnicas e atletas do Lis Tiger (Clube de Judo). Vieram, mais uma vez, fazer demonstrações de técnicas e incentivar os mais interessados a praticar esta modalidade desportiva. Aprendemos a saudar os adversários e a respeitá-los pois, neste desporto assim como na nossa vida, o importante é respeitar os outros e não só vencer.



Comemoração do dia 25 de abril


Na quinta-feira, comemorou-se o 45º aniversário da Revolução dos Cravos. Ainda somos novos para entender bem o que é a "Liberdade" mas na nossa escola, os professores explicaram-nos o que foi a ditadura em Portugal, o que aconteceu na manhã do dia 25 de abril de 1974 e vimos imagens e filmes, ouvimos canções sobre esta data muito importante na história do nosso país e na vida de todos os Portugueses.

E a nossa escola continua a ficar mais bonita...













MindUp na escola...


Começaram as sessões de MindUP na turma CA1 com o professor Sérgio. O MindUP" é um programa compreensivo, baseado em evidência científica, que foi estudado em sala de aula. O programa promove a consciência sócio emocional, aumenta o bem-estar psicológico e promove o sucesso escolar. É composto por 15 sessões de fácil implementação. Cada sessão do MindUp começa com informação científica sobre o cérebro, seguida de uma atividade na qual os alunos podem ver exemplos concretos sobre como o cérebro funciona, relativamente a cada área específica de concentração. Na primeira aula ficámos a saber como funciona o cérebro. Onde fica o CPF (córtex pré-frontal)? E a amígdala? E o hipocampo? Para que serve cada um deles?










... e a Missão Escola Continente regressou à nossa escola!

Na terça-feira, dia 30 de abril, tivemos a última visita da embaixadora do programa "Missão Escola Continente, que nos veio ensinar mais algumas coisas importantes sobre alimentação saudável, o semáforo nutricional, a dieta mediterrânica,... No final deixou alguns presentes para a escola e distribuiu kits a todos os alunos. Obrigado Continente!


Vejam o video da missão 2019...


Dia da Mãe

No primeiro domingo de maio, dia 05, comemora-se o Dia da Mãe. É uma data especial para cada criança e muito especial para todos. Deste modo, fizemos na escola um presente também especial, um cartão do Dia da Mãe e um diploma para a melhor mãe do mundo... A nossa mãe.






A nutricionista na escola...


No dia 03 de maio, tivemos a visita da nutricionista Inês Oliveira, numa iniciativa do programa PIICIE. Os alunos conheceram a técnica de nutrição, fizeram pesagens e medições, foram feitos registos individuais dos alunos após consentimento dos encarregados de educação, foram vistoriados os lanches escolares, o serviço de almoços e outras atividades... Agora vai ser a vez dos pais e encarregados de educação participarem numa ação de sensibilização no dia 09 de maio, pelas 19.00h na escola sede do nosso agrupamento, desenvolvida pela nutricionista que nos visitou.






Provas de aferição (2º ano)


E as Provas de aferição do 2º ano já começaram... Já se realizaram, no dia 08 e 10 de maio, as provas de Expressões Físico-Motoras (28) e Expressões Artísticas (27). Vão continuar no dia 17 de junho com a Prova de Português-Estudo do Meio (25) e no dia 19 de junho com a Prova de Matemática e estudo do Meio (26)...






Visita de estudo ao Oceanário de Lisboa e ao Pavilhão do Conhecimento


Na terça-feira, dia 21 de maio, realizou-se a visita de estudo de todas as escolas (o Centro escolar foi no dia 17-05) do nosso agrupamento ao Oceanário de Lisboa e ao Pavilhão do Conhecimento (Ciência Viva). Partimos muito cedo para chegar a horas de iniciar a visita guiada. Conhecemos 4 pavilhões laterais representando 4 Oceanos (Atlântico Norte, Pacífico, Índico e Antártico) com o habitat de animais e plantas e, o maior de todos e o mais bonito, o tanque central que representa o Oceano Global. Nestes lugares vimos muitas aves, plantas muito bem tratadas, pinguins, lontras, peixes de várias espécies e muito coloridos, ... No tanque central existe uma mistura de várias espécies de habitantes marinhos: tubarões, raias, mantas, peixes lua, barracudas, cavalas, ... muito bonito. Também conhecemos o "Vasco" que é a mascote do Oceanário. Num dos locais onde está instalada uma exposição temporária com estátuas feitas de "lixo" retirado do fundo dos mares, vimos ovos, dentes afiados e pele de tubarão...
Depois foi a hora do almoço. 
De tarde, fomos brincar, jogar e descobrir muitas novidades e curiosidades no Pavilhão do Conhecimento (Ciência Viva). Vimos também a exposição de Gatos e Cães com muitas atividades relacionadas com estes amiguinhos.
Ao final da tarde regressámos exaustos, cansados, suados mas muito contentes com um dia maravilhoso! Obrigado professores.
  



Visita à escola sede do agrupamento

No passado dia 23 de maio, os alunos do 4º ano, visitaram a escola sede do nosso agrupamento para conhecerem melhor a sua futura escola. Foi uma manhã recheada de muitas atividades experimentais, muita educação física e dança, muita expressão visual e, no final, o almoço no refeitório. Foi bom rever "velhos amigos da nossa escola" que agora já são alunos experientes e nos ensinaram muitas curiosidades e realizaram muitas experiências.

























Exploração das obras das Metas curriculares do 1º ano

No dia 23 de maio tivemos a visita da prof. Helena Silva da BECRE para a exploração da obra de Alves Redol "A flor vai ver o mar" com os alunos do 1º ano. Todos estiveram atentos e fizeram trabalhos espectaculares.


O rio Lis visto à lupa e os seus 5 sentidos

Os alunos do 3º e 4º anos deslocaram-se a Leiria e participaram nas atividades do programa "O rio Lis à lupa e os seus 5 sentidos" no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria. Conhecemos e descobrimos as várias espécies de árvores e arbustos, animais e micro-organismos que habitam o nosso rio Lis. Fomos à procura de patos, pássaros, garças, lontras mas... tivemos pouca sorte. Só alguns se deixaram ver e os outros esconderam-se quando nos aproximávamos. Fica para outro dia!










Dia da Espiga 2019

No passado dia 30 de maio, os alunos da nossa escola e os meninos dos JI de Cavalinhos e Pocariça, juntaram-se para comemorar o Dia da Espiga. Fomos a uma quinta perto da nossa escola e descobrimos várias plantações agrícolas, espécies vegetais e árvores de fruto e terminámos num pinhal das redondezas. Brincámos muito, corremos, jogámos à bola, saltámos à corda, ... e, depois do lanche fomos apanhar papoilas, espigas, malmequeres e ramos de oliveira para fazermos o tradicional ramo do Dia da Espiga. Foi uma manhã muito bem passada e divertida.








"Dia da Criança" na nossa escola 

No dia 03 de junho comemorámos o "Dia da Criança" na nossa escola. Este ano, como foi num sábado, adiámos para a semana seguinte... mas valeu a pena! Muita diversão, jogos, canções, patinagem e, para surpresa de todos, fizemos a decoração de uma t´shirt alusiva a este dia. Fizemos estampagem com cores próprias e ficaram uma "maravilha" que vamos usar na festa de Final de ano. Foi um dia muito divertido e bem passado. E a patinagem...







Um dia na escola dos mais velhos...

No dia 07 de junho tivemos a visita dos nossos futuros colegas de sala para o próximo ano letivo. Os alunos finalistas do 4º ano receberam os "pequenitos" e foram os anfitriões durante uma manhã inteira. Fizemos muitos trabalhos para o JI de Cavalinhos e da Pocariça e para cada um levar para casa. Vimos um pequeno filme ucraniano sobre um peixinho muito bonito que ...


Agora que já os conhecemos melhor, cá os esperamos em Setembro!












Festa de Final de Ano 2018-2019

No último dia de aulas desde ano letivo, todos os alunos da nossa escola e os meninos dos JI de Cavalinhos e Pocariça, foram à Quinta Pedagógica "Pé de Lama" em Alcogulhe de Cima. Foi um dia espectacular! Insufláveis, slide, futebol de salão, matraquilhos, bolas de sabão, trotinetes, bicicletas, piscina de bolas, guerra de água e tiro ao alvo, ..., e, no exterior muita verdura, muitas árvores, flores, plantas, e muita mais diversão. Até os animais quiseram participar na nossa festa.
Recebemos ainda a visita do prof. Luís Dias e das prof. Elsa Frade e Helena Silva para a entrega dos prémios do concurso "O melhor leitor". Parabéns aos vencedores e, para todos, que continuem a gostar de ler pois é muito importante ler "um livro"... mesmo nas férias.






























Parabéns aos nossos alunos finalistas...

Foram 4 anos de uma jornada pedagógica que hoje chega ao fim. De 2018 a 2019 muitas aventuras tivemos, muitos sonhos concretizados e outros desvanecidos, muito aprendemos em conjunto, muito sofremos, muitas brincadeiras, jogos, visitas de estudo, muitas matérias, muitos saberes adquiridos e, finalmente, estamos preparados para uma outra e nova aventura. Não é um "adeus" mas sim um "até breve".
Que sejam muito felizes na vossa nova escola e lembrem-se sempre que "fomos alunos da escola de Cavalinhos" a nossa escola onde só há crianças felizes...




O corpo docente da escola e a assistente operacional deseja as maiores felicidades aos alunos finalistas que nos vão deixar e vão... "para a escola dos mais velhos".

Voltamos em Setembro...


(em atualização permanente)

Sem comentários:

Enviar um comentário