quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Estamos de regresso à escola...

Acabaram as férias! Depois de muitos dias de descanso e de sol ... estamos de regresso à nossa escola.
É já no dia 13 de setembro que as aulas começam. Vamos regressar com vontade de aprender, cheios de muita energia, desejosos de rever os velhos e conhecer os novos amigos, os nosso professores, a assistente operacional, organizar os novos materiais, abrir os novos livros, brincar no pátio,... já estávamos cheios de saudades!
No dia 09 de setembro pelas 18.30h terá lugar no salão polivalente da escola sede do agrupamento a reuni~
ao de pais das escolas de A-dos-Pretos, Cavalinhos, Costas e Porto do Carro; no dia 10 de setembro, à mesma hora, para o Centro Escolar de Maceira e no dia 11 de setembro, no mesmo horário, para todos os Jardins de Infância.



... vamos começar! Desejamos um bom ano para todos com muito sucesso.

As nossas atividades desde o primeiro dia de aulas até ao Natal...

Depois das boas vindas aos novos alunos, de rever os amigos do ano anterior e alguns novos amigos transferidos de outras escolas ... temos muito trabalho pela frente. Vamos trabalhar!


Livros e mais livros...


Recebemos na nossa escola um "monte" de livros de histórias, muitos DVD´s, enciclopédias temáticas e outras obras que vão enriquecer a nossa biblioteca escolar. Muito obrigado a todas as empresas da região e particulares que colaboraram na aquisição e oferta destes materiais em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria. Muito obrigado a todos.



Dia do Diploma


No próximo dia 03 de outubro (quinta-feira) vai decorrer no salão polivalente da escola sede do nosso agrupamento, a entrega dos diplomas e prémios aos alunos que mais se esforçaram e empenharam no ano letivo anterior e conseguiram bons resultados escolares e muito êxito nos estudos. Valeu o esforço e o estudo pois foram indicados pelos professores para integrarem o Quadro de Honra do nosso agrupamento. Uns vão ver o seu esforço recompensado com a indicação do seu nome para o Quadro de Mérito e os outros que, embora tenham evidenciado muitos valores éticos e de colaboração na vida escolar, não tenham conseguido atingir os valores académicos necessários para esse quadro, mas, pelo seu esforço e interesse na participação na escola e na ajuda aos outros integrarão o Quadro de Louvor. Parabéns a todos os contemplados...




"BIBLIOTECA SOBRE RODAS - CRESCER A LER NO 1.º CEB"



No dia 7 de outubro, em pleno Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa escola recebeu 2 baús cheios de livros com muitos "sonhos e imaginação", descobertas fabulosas e muitas leituras.
Foi realizada uma sessão de leitura de um excerto do livro "A menina do mar" de Sophia de Mello de Breyner Andresen, dado que este ano se celebra o centenário do seu nascimento.
A Inês foi a feliz contemplada ao ser a escolhida para ler o poema "Fundo do mar". No final foi anunciado o concurso "O melhor leitor" por turma e por ano de escolaridade, incentivando os alunos a ler muito e bem e participar nesta atividade de leitura.



Gala dos Pequenos Grandes Declamadores


No passado dia 11 de outubro, os alunos do 1º e 2º anos participaram na "Gala dos Pequenos Grandes Declamadores" realizada no salão polivalente da escola sede do nosso agrupamento.
Na presença de muitos colegas, amigos, professores, pais e outros familiares, os nossos pequenitos perderam a vergonha e mostraram muito empenho e gosto em ler os seus poemas a uma plateia muito atenta e interessada. Foram momentos de muita alegria e muito gosto em ler. Estavam todos muito entusiasmados e desejosos de mostrar a todos os seus trabalhos.
Tiveram também a oportunidade de ouvir a grande vencedora do concurso "Crianças ao palco" do ano anterior, uma menina da sua idade e conhecida de outras atividades do nosso agrupamento.




Dia Mundial da Alimentação


No dia 16 de outubro comemorou-se mais um "Dia Mundial da Alimentação". Realizamos muitas atividades em conjunto com os meninos do JI de Cavalinhos e da Pocariça nas instalações do CCR de Cavalinhos. Fizemos muitos jogos, esprememos laranjas para o sumo natural do lanche. Depois comemos um lanche saudável e participámos no nosso "Festival das sopas virtuais". Em grupos diversificados fomos às compras ao supermercado e, com os ingredientes necessários, fizemos uma sopinha deliciosa. Foram 11 ementas de sopas diferentes "sopa de legumes", "creme de cenoura", "sopa de peixe", "sopa de espinafres", "sopa da pedra", ...
No final todos recebemos uma medalha do Dia Mundial da Alimentação".






Dia do Bolinho

No dia 31 de outubro comemorámos o dia do Bolinho na nossa escola. Amassámos e levámos ao forno os nossos bolinhos. Como o tempo, mais uma vez, nos pregou uma partida, não tivemos a oportuniddae de visitar a quinta de uma avó nos Cavalinhos e fazermos os nossos bolinhos num forno a lenha. Paciência! Fica para o ano... Mesmo assim tivemos direito a um saquinho cheio de bolinhos e um lanche delicioso com bolinhos e salada de fruta..


Magusto escolar

E S. Pedro pregou uma partida! Chuva e mais chuva... Tivemos que adiar o nosso magusto escolar para outro dia mas, castanhas assadas, não faltaram ao lanche.
Na quarta-feira, com o bom tempo de volta, fizemos uma fogueira no pátio e castanhas assadas não faltaram. Ah! e  muitos saltos da fogueira para os mais corajosos. Foi muito divertido e as castanhas estavam deliciosas! Hum que boas!

Como patos na água

Começaram as aulas de natação no sxComplexo Municipal de Piscinas de Maceira. Todas as quintas-feiras durante 10 sessões vamos aprender a não ter medo da água, a nadar, a mergulhar e a brincar na água. De mochila às costas, de chinelos e toca preparadinhos e com uma toalha para o banho no final, lá vamos nós no autocarro. Que fixe!


“Ler, descobrir e aprender” – Articulação com o 1.º CEB no âmbito do PNL - 3º e 4º anos

No dia 18 de novembro a professora bibliotecária Helena Silva veio propor uma atividade com base no livro de Luísa Ducla Soares "O Capuchinho Vermelho no Século XXI" que consiste em propor um final diferente para a história. E foi assim que tudo começou...



"Era uma vez a menina do Capuchinho Vermelho que estava farta de viver no tempo da sua história e resolveu saltar para o século XXI. Assim, com a ajuda de João, o menino do anoraque azul, saltou de um velho livro para o século XXI e ... "
A escritora não escreveu o final, mas deixou ao critério de cada um a conclusão da história:
“Digam-me lá vocês o que acham que ela resolveu?”»
Muitas ideias interessantes e os nossos alunos deram asas à sua imaginação.

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ... sempre a cantar!

Começaram as aulas de coadjuvação em Expressão Musical com a amiga cantora Inês Bernardo. Já conhecemos muitos instrumentos musicais, cantámos muitas canções, aprendemos várias maneiras de fazer ritmos, ouvimos muitos sons da natureza, ... É muito fixe cantar e aprender músicas diferentes!


"Pequenas experiências, ... grandes descobertas!"

A professora Luciana Frade regressou à nossa escola para fazermos mais experiências. É o projeto das ciências experimentais no 1º ciclo que recomeça este ano. Vamos fazer muitas experiências, muitas observações e descobrir muitas coisas novas. Grandes descobertas pelos pequenos cientistas. E seguimos todos os cuidados e regras de segurança nas aulas. Estamos ansiosos por começar e descobrir! 



Descobrindo a Programação
E a turma CA2 de 3º e 4º anos já começou com as aulas de programação informática. Com os velhinhos Magalhães (os que ainda funcionam) e, quando temos internet, vamos conhecendo e descobrindo os segredos da programação informática com a prof. Padina. É pouco tempo por semana mas vamos aproveitar ao máximo as aulas. E aquele rato que não larga os nossos computadores... é mesmo chato!




Saltar, correr, lançar, jogar ...

Começaram as aulas de coadjuvação em Expressão Física e Motora com a prof. Mónica Antunes. Uma vez por semana com a ajuda da professora coadjuvante vamos correndo, saltando, lançando, segurando, fazemos equilíbrios, derrubamos pinos, lançamos bolas a alvos, jogamos à cabra cega, às tocas dos coelhos, aos rabos da raposa, ... Até já tivemos a visita dum professor de atletismo da FPA e de uma atleta de andebol do SIR 1º de Maio para nos ensinarem outros desportos diferentes. Quinzenalmente temos a visita de novos amigos e fazemos jogos diferentes. Que ganhem os melhores... pois é mais importante participar do que ganhar.



E o Natal está a chegar...


Já concluímos a nossa peça da árvore de Natal do nosso agrupamento e começamos a fazer muitos trabalhos de Natal. São papeis coloridos, recortes, dobragens, colagens, origamis, algodão, tecidos coloridos, flocos de neve,...


Visita a "Leiria, Cidade Natal 2019"

No dia 10 de dezembro fomos visitar os vários espaços de diversão natalícia em Leiria. Começou com a tenda gigante onde saltámos nos insufláveis, descemos a rampa de gelo, dançámos muito animados e, de seguida, fomos patinar na nova pista de gelo. Está um espetáculo! Muita azáfama para nos equiparmos, patins, capacetes, luvas, e muitas risadas antes de patinar, dar uns grandes trambolhões, empurrar os menos afoitos sentadinhos nos ursos, nas focas e... tudo o que é bom acaba depressa! Depois fomos ao cine-teatro José Lúcio da Silva assistir a uma bonita peça de teatro de natal "A loja dos brinquedos" pela Companhia da Esquina.







"Festa de Natal 2019"


No sábado, dia 14 de dezembro, tivemos a nossa festa de Natal organizada pelos pais e professores e educadora da Escola e do Jardim de Infância de Cavalinhos. Muitas luzinhas a piscar, muita música de Natal, uma peça de teatro pelos pais (em que o Pai Natal também recebeu umas prendas), as nossas atuações com poesia, músicas de Natal, danças, sorteio de cabazes de Natal, um lanche convívio e, finalmente, o Pai Natal chegou com muitas prendas para todos. Agora chegou a altura de uns dias de descanso... as nossas férias de Natal. Estamos de regresso no dia 06 de janeiro.



Feliz Natal





(em atualização permanente)





Sem comentários:

Enviar um comentário