domingo, 14 de abril de 2013

Matematicando... a numeração romana

    A semana passada aprendemos a numeração romana. Inicialmente achámos um pouco confuso, mas depois de praticarmos, tornou-se muito fácil e divertido.
     Primeiro descobrimos umas curiosidades sobre alguns números romanos, por exemplo:
     Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferente de outros povos que criaram símbolos na representação numérica de algarismos. Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000 respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero. Mas ao criar esse sistema de numeração, os romanos não estavam interessados na realização de cálculos. Eles simplesmente queriam números representativos para a determinação de quantidades, como contar objetos, animais, armas e etc. A representação numérica adotada pelos romanos foi durante muitos séculos a mais utilizada por toda a Europa.
     Atualmente, os números romanos são utilizados na representação de nomes de papas e reis, de séculos, nomes de ruas, marcações de relógios, capítulos de livros etc.
 
(SABER MAIS):         (CONVERTER NÚMEROS):     (SABER MAIS)


Agora que já conheces os números romanos convida um amigo para jogar e diverte-te! (Toca na imagem)


Se ninguém jogar contigo podes jogar aqui.
 
 

2 comentários:

  1. muito legal isso eu estou estudando os numeros romanos ate 3.0000

    ResponderEliminar
  2. É muito bom saber, pois há muitas lápidas escritas em numeração Romana.

    ResponderEliminar